Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22/09/2014

TUDO sobre Fullmetal Alchemist


Hoje vamos falar sobre Fullmetal Alchemist. Espero que gostem!

Primeiramente, sobre a autora: Hiromu Arakawa.

Nascida em Tokachi, cidade localizada na província de Hokkaido, gélido norte do Japão, Hiromu Arakawa ganhou projeção nacional em 1999 com o mangá Stray Dog. A autora de apenas 33 anos alcançou a fama mundial com o lançamento de Fullmetal Alchemist em 2001. As aventuras de Ed e Al foram inicialmente lançadas na revista mensal Shonen Gangan, da Square Enix. Por ser de Hokkaido, província conhecida pela pecuária, a autora Hiromu Arakawa costuma se desenhar em seus mangás como uma simpática vaquinha. (Esse trecho foi emprestado do site da JBC.)


Sobre o mangá, temos a obra original:

Nome: Fullmetal Alchemist
Nomes alternativos: Full Metal Alchemist, Hagane no Renkinjutsushi, FMA
Nome em japonês:  鋼の錬金術師

Informações:
Tipo: Mangá
Volumes: 27
Capítulos: 109
Publicação: 12/07/2001 – 11/06/2010
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Shounen, Militar
Autora: Arakawa, Hiromu
Serialização: Shounen Gangan

Sinopse:
Ainda crianças, Edward e Alphonse Elric perderam sua mãe. Os irmãos, então, decidem usar seus conhecidos para tentar quebrar o maior tabu da Alquimia: a transmutação humana. Mas a tentativa dá errado. Ed perde seu braço direito e sua perna esquerda. Já Al perde seu corpo por inteiro e só não desaparece de vez por que seu irmão conseguiu fixar sua alma em uma armadura de metal. É a lei máxima da Alquimia, a “Lei da Troca Equivalente”. Assim começa a saga dos irmãos Elric. Agora usando automails, próteses mecânicas implantadas no lugar dos membros perdidos, Ed parte ao lado de Al em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual, reza a lenda, amplia os poderes de um Alquimista. O objetivo da dupla de irmãos é exatamente usar a Pedra Filosofal para recuperar os seus corpos. Porém, eles não são os únicos interessados no lendário artefato. Os homúnculos, misteriosos seres que parecem seres humanos, também estão atrás da pedra. Para facilitar a sua busca, Ed entra para o exército e passa a ser conhecido pela alcunha de o Alquimista de Aço. A partir daí os irmãos Elric fazem uma viagem surpreendente, cheia de reviravoltas.


No Brasil, o mangá foi lançado pela JBC:

Fullmetal Alchemist
Nº total de edições: 54
Formato: 11,4 cm X 17,7 cm
Preço: R$ 6,90

Aqui, o mangá foi publicado como Meio Tankobon.

Tankobon é um termo para denominar uma obra que contém uma história completa.

Meio Tankobon surgiu como uma forma de lançar os títulos com metade dos capítulos que pertencem a obra completa. 

Ou seja, eles dividiam 1 volume em 2 volumes.

Concluído no Japão com 27 volumes. 
Concluído no Brasil com 54 volumes.


Também lançaram aqui os guias com detalhes da história e com conteúdo inédito:

Fullmetal Alchemist - Guia
Nº total de edições: 3
Preço: R$ 16,90


Junto com o lançamento do mangá, no Japão, lançaram a novel:

Nome: Fullmetal Alchemist (Novel)
Nomes alternativos: Full Metal Alchemist, Hagane no Renkinjutsushi, FMA
Nome em japonês:  鋼の錬金術師

Informações:
Tipo: Novel
Volumes: 7
Capítulos: 35
Publicação: ??/02/2003 – 22/04/2010
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Shounen, Militar, Mistério, Histórico
Autores: Arakawa, Hiromu (Arte), Inoue, Makoto (História)

Sinopse:
Edward e Alphonse Elric, dois irmãos em busca da Pedra Filosofal!


Pouco tempo depois, fizeram uma One Shot:

Nome: Full Metal Alchemist: The Prototype

Informações:
Tipo: One Shot
Capítulos: 1
Publicação: ??/07/2011
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Shounen, Militar
Autora: Arakawa, Hiromu
Serialização: Shounen Gangan

Sinopse:
Um primeiro capítulo alternativo, apresentando os irmãos Elric e a Lei da Troca Equivalente.


Agora vamos para os animes, por ordem de lançamento:

Nome: Fullmetal Alchemist
Nomes alternativos: Hagane no Renkinjutsushi, FMA, Full Metal Alchemist
Nome em japonês:  鋼の錬金術師

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 51
Lançamento: 04/10/2003 – 02/10/2004
Produtores: Bones, Aniplex, Square Enix, FUNimation Entertainment, Mainichi Broadcasting
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Magia, Shounen, Militar
Duração:  25 min. por episódio
Classificação: +13

Sinopse:
Lei da Troca Equivalente: para se ganhar alguma coisa, é necessário sacrificar alguma outra coisa do mesmo valor. Criar coisas do nada, é impossível, na alquimia. A exceção é a Pedra Filosofal, porém, para que esta seja criada, é necessário um sacrifício de alto custo.  Assim começa a aventura de Ed e Al em busca da Pedra.


Nome: Fullmetal Alchemist: Reflections
Nome em japonês:  鋼の錬金術師

Informações:
Tipo: Especial
Lançamento: 19/03/2005
Produtores: Bones
Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Shounen, Militar
Duração:  55 min.
Classificação: +13

Sinopse:
Uma reflexão sobre os acontecimentos do anime.


Nome: Fullmetal Alchemist: The Conqueror of Shamballa
Nomes alternativos: Fullmetal Alchemist: The Movie - Conqueror of Shamballa
Nome em japonês:  劇場版 鋼の錬金術師 シャンバラを征く者

Informações:
Tipo: Filme
Lançamento: 23/07/2005
Produtores: Bones, Aniplex, Square Enix, FUNimation Entertainment, Shochiku, Mainichi Broadcasting
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Magia, Shounen, Militar
Duração:  1 hr. 45 min.
Classificação: +13

Sinopse:
Munique, Alemanha, 1923. Dois anos se passaram desde que Edward Elric foi puxado de seu mundo para o nosso, deixando para trás seu país, seus amigos e seu irmão mais novo, Alphonse. Sem seus poderes, ele tem pesquisado foguetes com Alphonse Heiderich, um jovem que lembra muito o seu irmão, esperando algum dia achar um meio de voltar para casa. Suas tentativas até agora foram inúteis, mas quando ele ouve que a Sociedade Thule, um grupo de ocultismo associado ao partido nazista, descobriu uma pista do lendário e místico lugar chamado "Shamballa", as esperanças de Edward se restauraram. Enquanto isso, em seu mundo, Alphonse Elric se aventura profundamente nos mistérios da alquimía na procura de um meio de se encontrar com seu irmão. 


Nome: Fullmetal Alchemist: Premium Collection

Informações:
Tipo: OVA
Episódios: 3
Lançamento: 29/03/2006
Produtores: Bones, Aniplex, Square Enix, FUNimation Entertainment
Gênero: Comédia, Fantasia, Shounen
Duração:  7 min. por episódio
Classificação: +13

Sinopse:
São 3 OVAs com aventuras diferentes:
1. State Alchemists vs Seven Homunculi
2. Chibi Party (Enkai-hen)
3. Kids (Kodomo-hen)


Nome: Fullmetal Alchemist: Brotherhood
Nomes alternativos: FMAB
Nome em japonês:  鋼の錬金術師

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 64
Lançamento: 05/04/2009 – 04/07/2010
Produtores: Bones, Aniplex, Square Enix, FUNimation Entertainment, Mainichi Broadcasting, Studio Moriken
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Magia, Shounen, Militar
Duração:  24min. por episódio
Classificação: +17

Sinopse:
Fullmetal Alchemist: Brotherhood é a versão do anime fiel ao mangá.


Nome: Fullmetal Alchemist: Brotherhood - 4-Koma Theater
Nomes alternativos: Hagane no Renkinjutsushi: 4-Koma Theater
Nome em japonês:  荒川弘 描き下ろし4コマ劇場

Informações:
Tipo: Especial
Episódios: 16
Lançamento: 26/08/2009 – 24/11/2010
Produtores: Bones, FUNimation Entertainment, Studio Moriken
Gênero: Comédia, Fantasia, Paródia, Militar
Duração:  2 min. por episódio
Classificação: +13

Sinopse:
Pequenos episódios especiais.


Nome: Fullmetal Alchemist: Brotherhood Specials
Nomes alternativos: Fullmetal Alchemist: Brotherhood OVA Collection
Nome em japonês:  鋼の錬金術師

Informações:
Tipo: Especial
Episódios: 4
Lançamento: 26/08/2009 – 25/08/2010
Produtores: Bones, FUNimation Entertainment
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia, Magia, Shounen, Militar
Duração:  15 min. por episódio
Classificação: +13

Sinopse:
São 4 OVAs com aventuras diferentes:
1. Fullmetal Alchemist: The Blind Alchemist
2. Fullmetal Alchemist: Simple People
3. Fullmetal Alchemist: The Tale of Teacher
4. Fullmetal Alchemist: Yet Another Man's Battlefield


Nome: Fullmetal Alchemist: Milos no Seinaru Hoshi
Nomes alternativos: Fullmetal Alchemist: The Sacred Star of Milos
Nome em japonês:  劇場版 鋼の錬金術師 嘆きの丘(ミロス)の聖なる星

Informações:
Tipo: Filme
Lançamento: 02/07/2011
Produtores: Bones, Aniplex, Dentsu, Square Enix, FUNimation Entertainment, Shochiku, Mainichi Broadcasting, TBS
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Magia, Shounen, Militar
Duração:  1 hr. 50 min.
Classificação: +17

Sinopse:
Depois de um misterioso prisioneiro fugir da prisão na Cidade Central, começa a tentativa dos irmãos Elric de recaptura-lo. A busca acaba levando-os a Table City, no sudoeste do país de Creta, onde Alphonse resgata uma jovem alquimista chamada Julia do homem que está tentando captura-la. No meio da luta, eles literalmente caem na casa de Julia, nas favelas de Milos Valley, e, só então, percebem que estão envolvidos na rebelião do povo.


Nome: Fullmetal Alchemist: Milos no Seinaru Hoshi Specials
Nome em japonês:  鋼の錬金術師 嘆きの丘[ミロス]の聖なる星 特別動画

Informações:
Tipo: Especial
Episódios: 4
Lançamento: 16/06/2011
Produtores: Bones, Studio Moriken
Gênero: Comédia, Fantasia, Magia
Duração:  3 min. por episódio
Classificação: +13

Sinopse:
Episódios especiais com entrevistas exclusivas de Edward e Alphonse Elric. Também inclui aulas com o "Professor" Mustang, ensinando Winry e Hawkeye sobre Creta e Milos.


Bom, essas foram as informações que encontrei, se faltou algo, me desculpem ;_;

Vamos as explicações!

Como sempre, só vou falar dos mais importantes.

Tudo começou com o mangá, e geralmente quando o mangá vai bem, fazem o anime. Ai o anime começa a andar rápido demais, e não tem mangá para continuar a história. Ou eles acabam o anime ali, sem continuação, ou seguem com fillers (que são episódios do anime inexistentes na série original do mangá).

Exemplos: 
Btooom! é um ótimo anime, mas não tem final, ele acaba do nada. 
Por outro lado, Ao no Exorcist teve final (conclusão), mas foi filler.

Como o mangá é a história original, não tem muito o que falar, mas o anime tem mais de uma versão. O anime de Fullmetal Alchemist começou seguindo o mangá, porém, depois de alguns episódios, a história seguiu pelos fillers. Com 51 episódios no total, não teve um final conclusivo, a história só foi terminar MESMO com o filme Fullmetal Alchemist: The Conqueror of Shamballa. Também teve alguns especiais e OVAs.

Uns anos depois, eis que surge Fullmetal Alchemist: Brotherhood, com 64 episódios, o anime segue FIELMENTE o mangá, bem diferente do primeiro que foi praticamente 90% filler. Como o Brotherhood é igualzinho o mangá, a história está completa, bonitinha. Então teve mais alguns especiais e OVAs, até sair o Fullmetal Alchemist: Milos no Seinaru Hoshi, um filme com uma história aleatória (quando digo “aleatória”, é no sentido de que não é continuação do anime, é um filme com uma aventura separada mesmo).

Minha experiência com tudo isso foi assim: assisti, Fullmetal Alchemist e gostei, mas como não teve conclusão, não entendi várias coisas e fiquei indignada com aquele tipo de final. Um tempão depois, descobri o Fullmetal Alchemist: Brotherhood, vi e AMEI. É perfeito! Nisso, eu vi que havia um filme que concluía a história do primeiro anime, mas já fazia anos que eu tinha assistido, vi o filme sem lembrar de quase nada, só pra saber o que tinha virado aquilo.

Eu prefiro o Brotherhood SEM DÚVIDAS! Mas todos os meus amigos que viram os 2 animes, preferem o primeiro. Ambos são muito bons, mas eu prefiro o que segue o mangá certinho... Achei bem mais emocionante. Mesmo assim, não dá para dizer que um é melhor que o outro, pois são histórias diferentes. O melhor mesmo é ver todos! haha

As OVAs e especiais são bem legais também, algumas são só piadinhas, mas outras mostram conteúdo inédito que vale a pena ver! E é isso. Acredito ter explicado de forma simples e sem spoilers. Recomendo MUITO tudo que é de Fullmetal Alchemist, afinal, é O MELHOR ANIME DO MUNDO. Com ele você chora, ri, se emociona, torce, passa raiva, se assusta, ganha força, ... São muitas emoções para um anime só! Os personagens são muito bem elaborados, muito marcantes. A história fica cada vez mais linda, a cada episódio que passa, ela se desenvolve mais e mais, até chegar em um final épico! É perfeito!

RESUMÃO FINAL:
Fullmetal Alchemist foi o primeiro anime, 90% filler.
Fullmetal Alchemist: The Conqueror of Shamballa conta o final do primeiro anime, não tem ligação alguma com o Brotherhood.
Fullmetal Alchemist: Brotherhood é a versão do anime fiel ao mangá.
Fullmetal Alchemist: Milos no Seinaru Hoshi é uma história individual.

Bem, vamos ficando por aqui... Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário!


37 comentários:

  1. Pô, não sabia que Full Metal Alquimist era relacionado com a Segunda guerra, eu tava justamente procurando um anime assim, depois e ter visto Sengoku Basara. Valeu pela informação o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é que FMA e FMAB são beeem diferentes, então mesmo se vc já viu um, compensa ver o outro!

      Excluir
  2. So assisti o brotherhood. Vc acha q eu assisto a primeira versão??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história totalmente diferente. Só alguns personagens que são iguais. É um bom anime, eu recomendo, mas lembre de ver o filme que conclui a história!

      Excluir
    2. se você gostar de fillers veja

      Excluir
  3. ótimo post, sempre se superando.

    ResponderExcluir
  4. As referências com a segunda guerra são interessantes né? Amestris como Alemanha, Ishbal como os povos oprimidos, Bradley me lembra o hitler ( ambos eram chamados de Führer), o povo 'amestriano' de olhos azuis, um país gélido e inimigo, Xing o oriente. muita referência, show de bola!

    ResponderExcluir
  5. COMO ASSIM VC FEZ UM POST SOBRE FMA E EU SÓ VI AGORAA?? ლ (❤ ʚ ❤ ლ)
    FMA é simplesmente o meu anime FAVORITO EVER~~ ♥♥♥
    Eu sou shippadora de Roy e Riza mas tbm amo a Lust (já fiz até cosplay dela) e shippo ela com o Scar pq acho os dois muito sexys xDD até tou forçando o meu namorado a fazer cosplay do Scar pq ele tem a pele da mesma cor dele, ai a tatoo no braço eu já peguei a foto e faço de hena.
    Eu tbm prefiro o Brotherhood mas não posso desmerecer o clássico pq foi nele que eu conheci FMA (na época do animax .--. sem sei se os otakus ainda se lembram que isso existia), o final do clássico é muito WTF mas eu amei o do Brotherhood (ainda mais aquelas fotos que aparecem no final).

    Kisses~~ Até logo
    ~ Post novinho, acabou de sair do forno ^__^
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é um dos meus favoritos UHAUHAUHUAH ლ (❤ ʚ ❤ ლ)

      Excluir
  6. Fullmetal Alchemist: Premium Collection
    e
    Fullmetal Alchemist: Milos no Seinaru Hoshi Specials
    não acho em lugar algum........ alguem poderia ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns não tem em português... Com sorte vi uns em inglês, mas outros só tem em japonês mesmo... Só os principais que você consegue encontrar fácil :(

      Excluir
  7. Achei ótima o brotherhood pode ser o mais popular entre os fans mas o fim da primeira versão em anime eu chorei dmais achei perfeito

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por salvar a minha vida! Sou do tipo que quando pego gosto por algo quero saber tudo. Então um post sobre meu segundo anime favorito ( o brotherhood ) é fantástico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo? Tinha que ser o PRIMEIRO! UHAUHAUHA ♥

      Excluir
  9. Achei legal que você é da época do primeiro animê HDKJASHDSAÇHDDKJADA Raramente eu encontro alguém que viu o primeiro e só depois ficou esperando ansiosa o Brotherhood não voar pelo enredo e acabar diferente DE NOVO do mangá.

    Minha história com FMA é bem de fanática doida mesmo, porque minha irmã que comprou o mangá numa banca qualquer da vida e eu fui ler. Ela não curtiu muito, mas sabe quando você PUTA QUE PARIU QUE MANGÁ FOFA ME DÁ. No final o mangá que ela comprou, o 01 se não me engano, ela me vendeu por 10 conto (sendo que era 6 conto, FAMÍLIA DE NEGÓCIOS AQUI) e depois disso continuei comprando fielmente todo mês. Ainda lembro que quando saia quinzenalmente era um inferno porque eu ficava caçando nas bancas porque saia muito rápido. Depois que virou mensal dava tempo de juntar dinheiro trabalhando e daí eu me virava -q

    Dali um tempo, eu descobri que meu amigo tinha os DVD da primeira parte primeiro animê; e eu peguei emprestado. Me viciei, e vi mais de uma vez até devolver pra ele (ele ficou surpreso que eu vi 3 vezes todos os episódios antes de devolver pra ele, sendo que ele nem tinha terminado de ver HSAHSKJAHDASÇDKAS) e daí eu amei, mesmo sabendo que não seguia o mangá, acho que ambientou bem e fez um final "plausível"; pelo menos pra mim. Foi emocionante. Minha prima depois me emprestou todo o animê que ela tinha baixado, e junto também o filme de Shambala (é assim que se escreve? Num sei.) então eu não tive tempo de odiar o animê igual você, porque na minha cabeça aquela história havia sido concluída porque logo após o término do anime fui ver o filme, sem pausas.

    Quando eu fui saber da existência do Brotherhood, eu ainda tava comprando o mangá pela JBC, se não me engano faltava uns 4 volumes e daí eu resolvi nem ver. Achei meio estranho, porque algumas coisas quando eu fui ver o Brotherhood são diferenças (mínimas, às vezes é um extra, um flashback que não fez diferença no resultado geral) então só fiquei no mangá. Fiquei mais de 2 anos comprando, então pra mim terminar de ver antes de terminar a coleção era meio triste -q

    Depois que terminei de comprar, eu fui ver o Brotherhood e gostei bastante, é emocionante ver que o mangá passa tanta emoção quanto uma coisa animada, cheia de sons e tudo mais, e a Arakawa foi mestre. Adorei o final, acho que depois de todos esses anos lendo os irmãos foi uma experiência que deu pra entender o que eles são, quais são as prioridades e que eles sempre estão evoluindo. A Arakawa deixou isso bem claro; não importa se eles perderam a perna, o corpo, a mãe, e o pai, eles não pararam por aí e a "aventura" da vida não foi somente o que foi contado no mangá; ela continua pelo resto da vida deles como alquimistas. E claro, o OTP sendo real <3 Hughes, Roy... todos os personagens e o conjunto deles são inesquecíveis pra mim, o meu preferido e que marca muito a minha infância xD

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTE! Que pessoa incrível! Olha o tamanho desse comentário! HUAHUAUHAHUUHAUHA Obrigada ♥

      Excluir
    2. Amei seu comentário, até arrepiei ^^

      Excluir
  10. Olá!!!! Vc saberia me responder se a JBC vai relançar o manga de FMA ? pois eu estava querendo comprar os 51 mangás de FMA ,mas li que a JBC ia fazer isso!!!! Como vcs sabem que eles vão se casar no final da série?

    ResponderExcluir
  11. Poxa será que vai ter continuação de FMAB ? Gostei tanto, e fico triste em saber que uma história tão boa irá acabar :( <\3

    ResponderExcluir
  12. Voce sabe onde eu encontro pra baixar o filme do FMA em 1080p ? Ja procurei em tudo que é site, e não achei.

    ResponderExcluir
  13. os 2 são ótimos! um mais paradao e muito suspense e o outro muita ação kkkk o filme Shamballa é muito show

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse Anime, conhecendo este ano e me apaixonando pro resto da vida....... huehuehue

    ResponderExcluir
  15. Não estavam brincando, é realmente TUDO sobre FMA <3
    FMAB é meu Anime favorito *-*

    ResponderExcluir
  16. Melhor Anime da vida! *-*

    Lembro de ter assistido o primeiro e os filmes e tudo e de ter me apaixonado.
    Me pegava cantarolando Melissa pela rua sozinha! Hahaha xD

    Quando fui assistir FMAB estava com um certo preconceito porque pra mim FMA já era o melhor. Porém como o FMA é 90% filler, as histórias são bem diferentes e é impossível não se reapaixonar por tudo e por todos, Al meu amor eterno, ah e a Nina! *-*

    Ah alguém sabe dizer até que ep. o FMA vai seguindo fielmente o mangá? Não me lembro mais, faz tempo que já assisti, sempre quero reassistir, mas nunca consigo. Esse anime, com toda a certeza do mundo mudou a minha vida, e vai mudar a dos meus filhos, pois quando eu os tiver, vou apresentá-los à essa obra prima!

    Os mangás nunca tive acesso, mas morro de vontade de colecioná-los para o resto da minha vida! ^^

    Ah! Parabéns pelo blog, me ajudou tirando algumas dúvidas, de indicação de animes e o nome é sensacional! Quem me dera conhecer tal frase na época do meu ensino médio e da faculdade! Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fullmetal Alchemist

      Filler:
      4, 10-14, 21-22, 29-51

      Canon:
      1-3, 5-9, 15-20, 23-28

      O anime tem 51 episódios, 31 são fillers, ou seja, 61% do anime é filler.
      Me precipitei e MUITO quando escrevi que era 90% UHAUHAHUAUH Desculpa! D:

      FONTE: http://www.animefillerlist.com/shows/fullmetal-alchemist

      *****

      Fullmetal Alchemist: Brotherhood

      Filler:
      1, 27

      Canon:
      2-26, 28-64

      O anime tem 64 episódios, 2 são fillers, ou seja, 3% do anime é filler.

      FONTE: http://www.animefillerlist.com/shows/fullmetal-alchemist-brotherhood

      Excluir
    2. Que bom que você está gostando! Fico muito feliz! Obrigada! ♥

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Aqui no Brasil não é R$ 6,90 não ;-; estou comprando a nova edição da JBC e o preço é R$ 16,90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse post é antigo, e a versão antiga do mangá era esse preço. Como você disse, agora esta saindo a NOVA versão, então ela é mais cara.

      Excluir
  19. Comecei a ver só agr kkkk maneiro o blog parabéns

    ResponderExcluir
  20. Terminei de assistir o Brotherhood essa semana, gostei muito e acho que poderia ter uma continuação com eles adultos SPOILER com o Ed usando a Waidanshu e tals SPOILER.

    Mas sinceramente eu gostei mais da primeira versão, é mais séria, mais dramática, apesar do Brotherhood ser muito bom acaba sendo muito bobão o anime quase todo. Os únicos pecados da primeira versão pra mim foram as muitas pontas soltas deixadas e no final SPOILER o Ed e o Al ficarem no mundo "real", porque ver o Al todo poderoso foi demais haha SPOILER.

    De qualquer forma foi ótima a sua descrição de TUDO de FMA, me ajudou muito.
    Mesmo sendo um post antigo, obrigado.

    ResponderExcluir