15/10/2014

Azumanga Daioh - Volume 1


Só quem já riu sem perceber conhece a graça deste mangá que, sem querer, se tornou um fenômeno cultural no Japão. O cotidiano de um grupo de garotas vivendo os três anos do colegial, transbordando personalidade, em uma série de tirinhas sobre a vida mundana e incrível que elevou ao status de arte as histórias sobre nada.

Azumanga Daioh é um dos vencedores do Japan Media Arts 100, onde 100 obras de arte pop foram escolhidas – independente do tempo e formato – como representantes da nova arte japonesa. Lançado no Japão de fevereiro (1999) à junho (2002), no Brasil começou a ser lançado agora em 2014 pela editora New Pop.

Título: Azumanga Daioh
Autor: Azuma Kiyohiko
Formato: 14,6 x 21 cm
Páginas: 164 páginas (inclui páginas coloridas)
Acabamento: Off-set 90g – Capa Cartonada
Preço: R$ 16,90
Volumes: 4
Capítulos: 39
Classificação: 16 anos
Gênero: Comédia, Escolar, Slice of Life


Comprei por curiosidade, pois o vendedor da loja onde sempre compro mangás elogio MUITO e recomendava sempre... Um dia resolvi comprar de uma vez para ver do que se tratava (afinal, gosto de comédias escolares). A maioria já devia conhecer a história, pois é "antigo" e bem famoso, tem anime e tudo mais, mas eu sou noob, não conhecia hahaha

Sobre o material em si, como sempre, acho caro (tudo é caro nessa vida), mas a qualidade é boa, então acaba compensando. Feito em off-set com capa cartonada e folhas coloridas (o que não acho necessário, só deixa o mangá mais caro ainda... Minha irmã ama, certeza que vocês também deve gostar). A tradução também está boa, não lembro de ter visto erros nem nada do tipo. Algumas das piadas só tinham graça em japonês, e mesmo com a adaptação, boa tradução e notas para ajudar, não fez muito sentido (pra mim). O material feito pela editora está de parabéns, só falta fazer um pouco mais baratinho, né?


A história foi uma surpresa total, nunca tinha visto, lido, simplesmente fui lá e comprei. Só sabia que era escolar, comédia e de acordo com o vendedor da loja, era MUITO BOM. No geral não tem nada demais, são alunas e professoras fazendo idiotices, é engraçado, é ótimo, mas não vi muita novidade no conteúdo. Enquanto lia, não curti muito o começo, conforme fui lendo, fui gostando, e no final tinha adorado. Acredito que ouve um estranhamento da minha parte por não saber nada da história ou dos personagens, mas assim que me acostumei, curti.

O enredo não é pesado, nem dramático ou romântico, e às vezes não faz muito sentido, no entanto, é bem legal. O humor é aleatório e estranho na maioria das piadas, deixando em algumas ocasiões o mangá ainda mais engraçado. Cada personagem tem uma personalidade bem diferente da outra, o que é normal nas comédias, ela são esquisitas e peculiares. A arte é simples, sem muitos detalhes, mas boa.


Gostei do primeiro volume, não era aquilo que esperava, mas foi bom (não sei explicar o que eu achava que ia ser, nem que tipo de expectativas havia criado, só sei que me surpreendeu). Espero que os próximos também sejam legais.

2 comentários:

  1. Assisti o anime logo apos ter me formado no ensino médio. dá pra imaginar a sensação de saudade intensificada após assistir?! Ç.Ç
    Sempre procuro algo parecido, mas com a mesma graciosidade que ele não vi igual "/

    ResponderExcluir
  2. /\ esse comentário resumiu meu pensamento

    ResponderExcluir