07/06/2015

Expo Japão 2015


Olá meus queridos! Ontem fui na Expo Japão que tem aqui em Londrina e vou contar como foi para vocês que moram longe (ou perto) e não puderam ir. Eu e a Mari só fomos um dia mesmo (a pobreza domina, não que fosse super caro, mas tem entrada, comidas, bebidas, docinhos, bugigangas e mais um monte de coisas). Venha conferir como foi esse festival!


De 3 a 7 de Junho será realizada a Expo Japão 2015, evento que conquistou o público de todo o Norte do Paraná. Realizado pela ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina, a Expo Japão se consolida como um dos mais representativos eventos de promoção e divulgação da cultura japonesa. A Expo Japão faz parte do calendário de Eventos Oficiais do Estado do Paraná e do calendário de Comemorações Oficiais da cidade de Londrina. Serão quatro dias de gastronomia, arte e cultura, negócios, esporte, exposição, simpósio agrícola, concursos, entretenimento, e muito mais. Venha para a Expo Japão 2015!


O evento conta com:
• Estacionamento para 1.600 veículos
• Mais de 50 estandes comerciais
• Praça de alimentação com 10 restaurantes
• Parque de diversões
• Público de 30 mil pessoas
• Conforto para o público com estrutura coberta de 6 mil metros quadrados


Já comentei em outros posts que minha cidade tem várias coisas japonesas, pois tem MUITOS descendentes aqui, então tem lojas, eventos, festas, praça temática e muito mais. Não tem tantas coisas "otakus" nessa Expo, tem mais cultura japonesa tradicional, coisas como comidas típicas, Matsuri Dance, Kimonos, Sumô, Kendô, Bom Odori, Karaokê, etc. Sempre tem eventos de anime/mangá/cosplay na cidade, mas são menores do que a Expo, pelo menos eu acho que são... No sábado até teve um desfile de cosplay (por isso escolhemos ir nesse dia), mas o resto são atividades bem tradicionais. Olhem a programação para entender o que estou dizendo:


Mas um dos maiores motivos para me fazer querer ir lá, é a comida! Sempre vejo o pessoal nos animes comendo aquelas coisas gostosas e morro de vontade de comer, mas nunca tomo vergonha na cara e vou em algum restaurante japonês (além de que já me contaram que é super caro, pelo menos por aqui). Mas na Expo, é tipo, mais legal, é um festival, sei lá, parece ser melhor do que ir no restaurante, porque é um festival afinal hahahaha


A entrada era R$8, a Mari pagou meia (estudante puuffhh). Bem, nós chegamos as 14:00 horas e fomos embora as 22:00, passamos o dia lá, então esse será um post bem longo... E com muitas fotos! E como são muitas mesmo, vou deixar elas pequenas, quem quiser ver melhor, só clicar que elas abrem. De tarde estava bem tranquilo, mas a noite LOTOU! Não sei se foi assim nos outros dias também, ou se porque ontem era sábado e geralmente sábado lota mesmo, ERA MUITA GENTE! Logo que chegamos, demos uma volta geral para conhecer o local e ver o que ele tinha a oferecer. Então escolhemos explorar a parte agrícola primeiro. Tinham muitas plantas, flores, bonsais, frutas/legumes/verduras premiados, coisas caseiras a venda...


 Doce em forma de banana, feito de banana e escrito em banana... ?


 Esse negócio parece um monte de criancinhas misturadas umas nas outras...


 Tinha até pipoca premiada! Tinha de tudo!


Após isso, achamos o ARCO E FLECHA! Cara, foi a melhor coisa do dia! Entrei na fila umas 6 ou 7 vezes! Não é do jeito que eu esperava. É muito, mas muito difícil! A Mari ainda foi melhor do que eu, ela até que acertava bem, eu acertei algumas só... Mas a corda do arco é dura, o arco é super é pesado (ou eu que sou fraca demais), muito estranho equilibrar a flecha... Nada a ver com o que vemos nos filmes! Mas mesmo assim foi SUPER legal! Indico para todos tentar isso pelo menos uma vez na vida! Eles tem até uma associação.


O contato deles:
Perfil no Facebook, aqui.
Página no Facebook, aqui.


Tinha mais uma parte agrícola, com plantações e tratores, só demos uma olhada por lá. Também tinha um campo de beisebol, e umas crianças estavam jogando e correndo por lá, mas quando cheguei, já tinha acabado :'(


E depois entramos em um labirinto de estandes. O primeiro que vimos foi um de cogumelos! A Mari adora, acha bonito, lindo, e mágico! Eu acho eles estranhos e nem curto não...


O lugar que chamei de "labirinto" era todo enfeitado e haviam vários estandes, de tudo o que você possa imaginar! Não só coisas japonesas, mas gente vendendo casa, carro, dentista, doces ocidentais, massagens... E claro, também haviam MUITOS estandes japoneses, com produtos tradicionais, otakus, jovens, velhos, roupas, comidas...


Tinham mais coisas otakus/nerds do que eu esperava. E tinham várias coisas que nunca vi na vida também... Não deu para tirar foto de TUDO, havia muita coisa mesmo!


E então fomos para o palco ver o que estava rolando lá! Quando chegamos as 14:00 horas, estavam se apresentando o pessoal do Kung Fu, mas a gente resolveu dar umas voltas por ai e quando voltamos, tinha acabado... Maaaas, estava tendo Kendo! Algo que me agradou muito, pois eu queria ver, mas só tinha na programação de domingo, foi uma grade surpresa estar lá no sábado! Eles explicaram um pouco sobre a luta, como faz, quem ganha... Foi bem legal!


E depois teve Sumo! Isso eu queria ver pois sempre tive curiosidade! Explicaram várias coisas também, sobre a luta, ensinaram golpes, como vence, demonstraram como fazia. Inclusive, dois deles vão competir no mundial! O pessoal é muito bom! O que não ficou bom foram essas imagens... Tinha muita gente, estava difícil erguer a câmera lá no alto para pegar o palco e não as cabeças da platéia... Então peguei algumas fotos no Facebook do campeão. Foi sensacional!


Então resolvemos comer! Enquanto a comida não ficava pronta, tirei fotos do que tínhamos comprado até aquela hora: a Mari comprou um mousepad de Sailor Moon bem boiola e eu comprei um do Batman bem macho, ela também comprou esses "pockys" coreanos e eu comprei mochi! E no palco haviam umas crianças cantando, estava muito bonitinho e muito agradável! ♥


E entre todas as opções que haviam lá, escolhi comer: Takoyaki! Pela primeira vez na vida! Só porque sempre via o pessoal comendo nos animes ai que otaku você moça.


Depois resolvemos participar da Cerimônia do Chá. Nós ficavamos sentados e as meninas nos serviam, sempre seguindo a tradição, se curvando, entregaram um mochi antes do chá... Foi bem lindinho! E havia um homem explicando o que significavam as coisas, pois na Cerimônia do Chá há muitas "regras" e pequenos detalhes, e significado nesses detalhes. Foi bem bacana participar e aprender mais sobre isso.

OBS: havia um senhor japonês nessa cerimônia, ele só falava um pouco de português, então resolvi fazer uma brincadeira com ele (enquanto estava na fila, não durante a cerimônia né), e falei uma das minhas frases favoritas em japonês. Olhei para ele, fiz uma cara séria, e disse: ORE WA TSUYOI!!! (significa "eu sou forte"). De tanto ver o Fukutomi do anime Yowamushi Pedal falando isso, acabei decorando a frase, e virou uma piada interna entre eu e a Mari. E o senhor olhou pra mim, e levantou os punhos (como se estivesse se preparando para uma luta), e daí começamos a rir, fiquei tão feliz que ele entendeu que era uma piada... Daí falei que era de um anime e tudo mais. Foi divertido! Sempre quis usar essa frase, foi um sonho realizado!


A Cerimônia me deixou bem calma, era algo bem tranquilizante. E logo que saímos dela, fomos ver danças, músicas, apresentações, Matsuri Dance...


E depois teve os desfiles! Primeiro foi o de Kimonos e roupas tradicionais vindas diretamente do Japão. Mostraram vários tipos e explicaram um pouco sobre elas. Eram bem lindas! *o* Nessa hora foi muito difícil tirar as fotos, tirei várias, mas nem todas ficaram boas. Já estava escuro e as pessoas desfilavam muito rápido, ai elas saiam em movimento na foto... Teve até uma hora que tentei tirar foto do chinelo de madeira, mas o tio andava muito depressa...


Até tentei fazer um vídeo, mas estava muito perto do palco e estava tão lotado... No meio dá para escutar a Mari tendo ataques por causa das criancinhas "hohoho... tão pequenininha"!


E agora sim, o desfile de Cosplay! Nesse desfile teve de tudo, personagens, lolitas, visual kei, entre outros teve alguns que nem eu, nem a Mari sabíamos o que eram... E eles andavam ainda mais rápido do que o povo de Kimono! Ficou tudo tremido, só quando paravam para fazer pose que ficou mais ou menos bom. Foi difícil de acertar as fotos, mas consegui algumas! Preciso treinar mais minha agilidade de tirar foto de cosplayers... hahaha :c


Acho que tirei foto de todos, acredito que não faltou ninguém! Se algum dos cosplayers ver alguma imagem sua e pensar "meu, essa mina é loca, essa foto tá horrível", e quiser que tire do blog, só mandar uma mensagem lá na nossa página que a gente apaga ♥


Confesso que como estava MUITO perto do palco, acabei vendo várias coisas que não deveria...


Depois de tudo isso, hora de comer! A Mari comeu churrasco com onigiri e uma saladinha. Eu queria tanto comer algo que nunca comi, algo diferente e bem tradicional, mas depois do Takoyaki, da Cerimônia do Chá e outas coisinhas, não estava com fome suficiente para uma refeição, então acabei pegando uns rolinhos de queijo apenas. E docinhos, claro!


Demos uma última volta pelo local, fomos mais uma vez no arco e flecha e depois, fim. Fomos embora. Foi um dia bem legal, nos divertimos muito, mas foi bem cansativo. E não deu tempo de ver TUDO certinho. Ou você chega de manhã, quando eles abrem, ou tem que ir mais de um dia. É muita coisa! Bem, espero que vocês tenham gostado. Deixe um comentário se você já foi nesses festivais e o que achou deles, e da comida! Obrigada por lerem ♥


Para mais informações, acesse o site oficial aqui ou a página do Facebook aqui.


15 comentários:

  1. Uaaau! Que lindo! Aqui tem o Nihon Matsuri, é um evento bem menor mas é muito legal! Tem comida, bebida, apresentações e tudo mais.
    Eu fui pela primeira vez ano passado e esse ano pretendo ir denovo!
    Achei muito legais as fotos e me deu vontade de ir aí para participar! Eu moro no RS então não é TAAAO longe assim xD

    Kissus ~
    Yume no Hana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente vir ano que vem! É bem legal mesmo ♥ Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. É-P-I-C-O algum dia eu vou tentar visitar :3

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu morrroooooo de vontade de ir num desses eventos, fiquei sabendo que tem aqui na minha cidade, mas depois do evento ter acabado,e deve ter sido bem pequeno, mas só de imaginar que vou poder comer algum prato que nunca comi, deve ser DEMAIS.
    Com certeza, um dia, quando eu poder viajar sozinha, vou passar ai só para ir no evento 'u'
    Fiquei com muita vontade de comer Takoyaki 'u'
    † sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois vou fazer um post só sobre ele! HAHAHA
      Venha sim! E obrigada pela visita! ♥

      Excluir
  4. Takoyaki é bom mesmo ^-^
    Bom post! Pude sentir a essência do evento. Espero que o evento da minha cidade chegue um dia com essa grandeza.
    Ótimas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Depois de ler esse post(mt bom por sinal :v)me deu vontade de ir conhecer , espero um dia ter essa oportunidade ;^;

    ResponderExcluir
  6. Oi Mônica, que Super Post fantástico!

    Fico muito feliz que tenha participado e gostado da Expô Japão.
    Conforme lia seu post fui "viajando" e vendo coisas que não tive oportunidade de presenciar nos dias do evento.
    São relatos como o seu que nos inspiram a continuar divulgando essa cultura tão linda e fascinante!
    Já estamos trabalhando no planejamento da próxima edição!
    Muito obrigado por ter respirado e vivido este dia tão legal na Expô Japão.
    Continue nos acompanhando pelo Facebbook e Site da Expô Japão e também da ACEL.
    Grande abraço!

    Eduardo Tominaga - Coordenador Geral da Expô Japão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :D

      Nossa, não esperava que o Coordenador Geral fosse achar meu humilde blog!

      Fico muito feliz com isso! Muito obrigada!

      Excluir
  7. Eu queria ter ido :/ parece bem legal! Mas vocês contando as coisas de como foram,eu meio que me senti como se tivesse visto só um pouco do evento(e ficar com fome,porque,né? Eu sempre quis comer takoyaki 0-0) eu espero que um dia,eu possa ir na Expo Japão e em outros eventos(que é mais para otakus xD) pois aqui não tem nada,nada mesmo,é só em SP que tem e em outras cidades mas aqui não tem T-T
    Foi bom vocês terem se divertido ;D (manda uns takoyaki aqui pra mim fia T-T)

    ResponderExcluir