28/04/2016

Como são chamados os fãs de yaoi e yuri?


Quem acompanha o blog sabe que eu já fiz algumas postagens de yaoi e que curto o gênero. Até tentei atender os pedidos e trazer alguns yuris para vocês. Eis que um certo dia me perguntam "Mônica, como se chamam os fãs de yuri?" e eu fiquei perdida! Não sabia a resposta... Então, resolvi fazer esse post para tirar a curiosidade daqueles que também não sabem!


Sobre yaoi, já expliquei no post O fantástico mundo do Yaoi!, mas resumidamente:
Mulheres fãs de yaoi são chamadas de Fujoshi.
E homens fãs de yaoi são chamados de Fudanshi.

Agora, como a palavra yuri significa, literalmente, lírio, os termos usados são:
Mulheres fãs de yuri são chamadas de Yuriko, que significa filhas do lírio.
E homens fãs de yuri são chamados de Fuyuris.


Eu gosto dos dois gêneros, ambos tem obras muito bonitas e interessantes, mas apesar de ser mais fã de yaoi, achei o nome das fãs de yuri muito mais bonito! Enquanto fujoshi significa "garota podre" e coisas do tipo, yuriko tem todo um significado bonito com lírios... Que inveja!


Espero ter ajudado e que tenham achado a informação interessante.
Qualquer dúvida, deixe um comentário e até a próxima! <3

43 comentários:

  1. Muito interessante e não sabia dessa! Mais um post bem informativo para os pobres otakus, já era esperado da Mônica!

    ResponderExcluir
  2. Em todos esses anos de indústria vital nunca me fizeram essa pergunta HUSAHUSHIUSHASIUDHUI Adorei o post, nunca pensei sobre os fãs de Yuri também. E olha que eu sigo as page Yaoi&Yuri no facebook -q

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem trouxe o nome yuriko a tona foi a página Yuri da Depressão, se não me engano. Teve altas votações e tal.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. olha... gostei :3 agr sei q sou meio Fudanshi e Fuyuri e.e

    ResponderExcluir
  5. O nome do anime das meninas é Sakura Trick, muito bom por sinal :)

    Eu não sou muito fã do genêro Yaoi,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi todos eles, por isso usei essas imagens, são amorzinho ♥

      Por ordem: Love Stage, NO.6, Love Live, Sakura Trick.

      Excluir
    2. Obrigada por ter dito o nome do No.6, porque eles se parecem com Castiel (o de cabelo vermelho) e o Nathaniel do jogo Amor Doce que os shippo, porque são muito shippáveis, as briginhas deles é muito de casalzinho que se gosta e não assume, tem até um episódio que o Castiel chama o Nathaniel na maior intimidade de Nath sendo que dizia o odiá-lo, na minha mente eles se pegam quando não ninguém perto rs, tanto que no episódio 11 escolhi o Lysandre só para deixá-los a sós e-e

      Excluir
    3. Hashuhashua concordo eles são muito fofos juntos!

      Excluir
  6. As pessoas que gostavam de Yuri,eu não sabia(pois não sou muito fã admito,o unico yuri que assisti e gostei foi o Akuma no Riddle(?) ou algo assim) e fico,levemente triste...Yuriko,tradução tão bonitinha aí vai o Fujoshi que é Menina podre...
    ...Que preconceito mano,só porque gostamos de BL tem esse nome,e quem gosta de Yuri,tem o nome bonitinho? Sacanagem! Mas já me acostumei com o nome,só surpresa e levemente indignada mesmo :/ ^^'
    Aliás,ótimo post! Graças a ele,agora sei como são chamadas os fãs de Yuri :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q eu saiba fujoshi é menina pervertida,mas acho q tanto faz

      Excluir
  7. Incrivelmente informativo!!!!! <3 õ/

    ResponderExcluir
  8. Postagem maravilhosa :3 eu sou yuriko e fujoshi hihi...

    ResponderExcluir
  9. Que fofinho o nome usado para os fãs de yuri <3
    Achei maravilhoso <3

    ResponderExcluir
  10. Nunca consegui terminar uma dessas séries. Geralmente, elas assumem interesse por parte da platéia porque boa parte das pessoas estão lá especialmente para ver garotas ou garotos se tocando e se conseguirem isso, já é o suficiente.

    ResponderExcluir
  11. ''Fujoshi'' era uma maneira pejorativa de chamar fãs de Yaoi, por isso o significado é ''garota podre'', os Otakus japoneses são muito apegados a essa cultura. Então aquelas fujoshis que aparecem nos animes (tipo as de shimoneta) são uma demonstração de como são as fujoshis de lá ; -; .O termo ''Otaku'' significa qualquer pessoa que gosta muito de algo (link da wiki´explicando: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otaku ) se chamar de Otaku e de Fujoshi é quebrar um tabu >_< Continue com o ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  12. Ajudou mt!! Agr eu sei qual o nkme dado as fãs de Yuri e.e , é bem fofo

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eiiii! Acabei de chegar. Nice post!

    ResponderExcluir
  15. Eiiii! Acabei de chegar. Nice post!

    ResponderExcluir
  16. Muito informativo seu post! Parabéns! Realmente há histórias interessantes no Yaoi e no Yuri. Mas o Yaoi tá ganhando :)

    ResponderExcluir
  17. Agora entendi como são chamadas as pessoas que gostem de yaoi ou yuri , explicou muito bem ! :) ♡

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou um fudanshi e minha amiga uma fujoshi

    ResponderExcluir
  20. Descobri q sou um "fuyuri"
    podia ser uma palavra mais bonita mas ta né kkkk

    ResponderExcluir
  21. Agora finalmente sei como devo me chamar ÙwÚ sou yuriko com muito orgulho no coração

    ResponderExcluir
  22. Qual o nome do anime do garoto de cabelo alaranjado

    ResponderExcluir
  23. Sem ser o no.6

    ResponderExcluir
  24. Adorei, obrigado pro tirar minha dúvida, sempre quis saber como se chamam pessoas que amam yuri e falando nisso eu ADORO Yuri, é meu gênero favorito de anime e me divirto muito assistindo esses animes.

    ResponderExcluir
  25. Qual o nome do anime da menininha q ta abraçando a outra ali?

    ResponderExcluir
  26. essa pagina tem grupo de wpp ??????

    ResponderExcluir
  27. Manw ameiii eu sou completamente uma fã de Yuri mas vejo yaoi tbm só que prefiro Yuri :) se me perguntarem mangás yuris ou anime irei responder na hora pois sei de milhares MT bons

    ResponderExcluir
  28. Sempre me perguntei qual o nome dos fãs de yuri kkkk Sou fudanshi.

    ResponderExcluir
  29. sempre quis saber o nome das fãs de yuri, sou uma yuriko entao

    ResponderExcluir
  30. Veja também o meu blog, tenha um ótimo dia
    https://mundodospersdonagensbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Mas como chama a pessoa que gosta dos dois gêneros? Não tem um nome específico?
    Eu procurei na internet e até agora não achei

    ResponderExcluir