17/05/2016

Closed Captions - Ajude o canal!


Olá gente linda! Hoje vou fazer uma proposta para vocês que vi lá no canal da mikannn, inclusive recomendo, ela é um amorzinho! Achei a ideia muito bacana, é uma proposta muito legal, então resolvi aderir também! Vem ajudar a melhorar nosso canal! 

Por que legendar?
Todo vídeo no YouTube devia ter Closed Captions! É acessibilidade, ou seja, permite que pessoas com deficiência auditiva vejam o vídeo. E pessoas que não falam português muito bem ou estão estudando o idioma podem entender melhor o que foi falado.

Por que ajudar?
"O canal é seu, faz sozinha!" Claro, claro... mas, conciliando com trabalho, fazer mais vídeos, cuidar do blog, da página, do grupo e fazer minhas coisas pessoais, demoraria muito para fazer sozinha! Mas a ideia é que, se cada um (inclusive eu) fizer uma parte, tudo fica pronto mais rápido e o canal fica acessível mais rápido também.

É para traduzir o vídeo?
A princípio não, só se você quiser! Estou à procura de ajuda para transcrever as frases em português mesmo, então ninguém precisa ter conhecimento de outros idiomas para ajudar. Se você quiser treinar seu inglês ou outras línguas e fazer legendas, sem problema! :)

Como fazer?
É bem simples! O YouTube permite que enviem legendas diretamente na página do vídeo!

Configurações > Legendas/CC
Adicionar legendas/CC

Olha o passo-a-passo aí:

● Escolha um vídeo, um que você acha mais legal ou um que esteja precisando muito de legendas. O ideal é escolher um que não tenha o símbolo "CC" (Closed Captions), pois os que têm isso já foram transcritos e teoricamento já estão prontos (mas caso contenham algum erro, sintam-se a vontade para corrigir). Inclusive já tem alguns prontos que fiz sozinha.

● Vá em Configurações > Legendas/CC > Adicionar legendas/CC.

● Veja o vídeo e transcreva as frases na ordem. Por exemplo, se eu falei “Oi gente, tudo bem?”, é isso que você precisa escrever. Existem vários vídeos com tutoriais, mostrando certinho como faz, caso ainda tenha dúvidas. É bem simples e você ainda pode colocar seu nome nos créditos! Não se preocupe em fazer muitas de uma vez. Estamos fazendo isso juntos! Não precisa passar horas e horas fazendo transcrição. Se você fizer uma frase, já ajudou e eu sou muito grata! 

● Coloque as frases na ordem certa. E cuidado na hora da sincronização. Se possível, comece a frase com letra maiúscula e, caso seja muito grande, pode dividi-la em duas frases menores. É só ir escutando, pausando, escrevendo, escutando, pausando, escrevendo... Caso achem chato ou não consigam fazer muito bem, podem deixar que a parte de sincronizar fica por minha conta (a não ser que vocês queiram fazer isso, ai podem ficar a vontade, toda ajuda é bem vinda!).

É assim que fica quando está pronto!
Se tiver outros idiomas também, vão aparecer aqui.

Espero que o projeto de certo e que ajude as pessoas! 
Caso tenham alguma dúvida, é só deixar um comentário.
 MUITO OBRIGADA! 

17 comentários:

  1. Oi, pelo visto a postagem é recente, se quiser eu posso fazer isso kkkl. Estou a disposição, eu sou bem novo no site, tanto que ainda nem criei um perfil :P Comecei a ler ontem e gostei muito do trabalho de voçês, precisa de alguma entrevista ou algo assim ? Se quiser a minha ajuda é só mandar um email pra comanderandrade@gmail.com
    Seria um prazer ajudar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ajudar basta ter uma conta no Youtube e seguir o passo-a-passo ^^

      Excluir
  2. Olá Mônica! Eu gosto muito de seu trabalho então, como sou um usuário frequente do youtube, terei prazer em ajudar! Ah, e parabéns para a iniciativa! Sempre achei que a migração de um blog para o Youtube muda muito o modo que alguém vê o trabalho dos blogueiros, porém, quando se tem legendas, fica fácil de associar ao trabalho original, além de ajudar os deficientes auditivos, né? Resumindo, pode contar com minha ajuda(e me desculpe pelo comentário longo)!

    ResponderExcluir
  3. Qual é o nome do seu canal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é "Não é minha culpa que não sou popular", tem o link no símbolo do YOUTUBE ali em cima, junto com o Facebook.

      Excluir
  4. terei um grande prazer em ajudar o seu canal

    ResponderExcluir
  5. Eu tava aki pensando num jeito de ajudar o blog (ou o canal)desde q conheci ele, ai vi esse post agr e #partiuajudar agr tenho alguma coisa pra fazer... kkk rs

    ResponderExcluir
  6. Quando eu fiz meu canal isso era o que eu ia fazer, ao inves de falar traduzindo jogos, mas vi que isso dá muito trabalho na hora de sincronizar. porque se o tempo não estiver exato fica meio estranho. Mas também da para você fazer o arquivo em .srt e enviar, mas esse ja vem sincronizado com o tempo escrito antes da linha da legenda.
    Eu desejo muita sorte, e que muitas ajudas venham eu realmente gosto de coisas legendadas, vejo tudo assim quando possivel. Ja me inscreve lá com meu canal boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu não acho que da tanto trabalho assim não.
      Só precisa de tempo para fazer certinho...
      Acho até divertido hahahahah
      Muito obrigada! <3

      Excluir
  7. Essa personagem é criação sua mesmo?

    ResponderExcluir