31/05/2017

Direitos Autorais


Hoje vou contar sobre o que aconteceu com o blog semana passada. No dia 26, a DMCA (Digital Millennium Copyright Act), que é um órgão americano de direitos autorais, fez uma varredura geral no Blogger e todos os blogs que tivessem algum tipo de conteúdo de determinados produtos/franquias foram "atacados". Nosso amado blog foi um desses afetados :'(


Removeram uns 10 posts do blog (eles não apagaram, os posts voltaram para o modo rascunho, pelo menos não perdi tudo), o que foi pouco se comparado a um de nossos parceiros que teve mais de 100 postagens removidas! E tudo isso aconteceu sem um motivo exato, a DMCA apenas decidiu que talvez haveria algum tipo de conteúdo inválido e o blogger não fiscalizou nem analisou nada.


Pelo que parece, foram exatamente postagens sobre determinadas obras que entraram nesta lista para ficar fora do ar, e a impressão é que fizeram isso verificando todos títulos de postagens; aqueles que batiam com algum dos nomes dos produtos/franquias eles simplesmente tiraram do ar sem mesmo verificar o conteúdo. Afirmo isto pois entrei em contato com outros autores de outros blogs de anime e notei semelhanças. Foram os exatos mesmos animes em que tais postagens sobre foram retiradas, para todos os blogs em questão que possuíam algum conteúdo sobre. O curioso é que algumas postagens que não possuíam o nome explícito do anime, mas que ele era citado/comentado, nada aconteceu (isso favorece ainda mais o que falei sobre terem feito cegamente apenas pelo título de postagens).

Nas mensagens enviadas pelo Blogger, eles alegam que as postagens podem ser publicadas novamente, sob o mesmo url provavelmente, desde que o "tal conteúdo" seja editado ou removido. Mas como dito, tudo indica que tenham selecionado pelo título/url sem verificar se realmente há algo de errado. Não tenho muitas esperanças que eles realmente reativem as publicações. Uma das maiores e melhores soluções para este tipo de problema não ocorrer, é migrar o blog para WordPress, o que já vem sido cogitado há um tempo. Porém, as complicações e o dinheiro necessário para manter-se um servidor com domínio próprio é um grande obstáculo.

Fonte.


Então, por conta de tudo isso, fico na dúvida se posto eles novamente ou se deixo quieto. Nunca aconteceu nada do tipo com o blog em 3 anos, essa foi a primeira vez que vi um negócio desses e fiquei realmente assustada. Como sou meio "v1d4 l0k4", acho que vou publicar eles novamente, mas talvez sem as imagens, e ver se dá certo. Mas como recebi um e-mail avisando que se publicasse o conteúdo novamente, correria o risco de ter minha conta excluída permanentemente, bem, se o blog sumir do nada, pelo menos vocês já sabem o que aconteceu! Boa sorte para mim!


9 comentários:

  1. Uso Wordpress auto-hospedado e já fui afetado por isso uma vez. No caso, a página "ofensiva" foi removida apenas da busca do Google. Era uma página de arquivo, não tinha nada de mais, realmente dispararam uma bala de canhão e derrubaram tudo no caminho, pirataria ou não.

    Eu poderia remover o post que naquela página de arquivo havia sido detectado por algum crawler qualquer, mas resolvi apelar. Ajudou que eu descobri exatamente o que havia sido bloqueado (era relativo à God Eater), o Google Analytics me informou (não sei como funciona para descobrir isso no Blogger... se você tiver Analytics deve aparecer lá na sua conta) e me mostrou um link para contestar, e foi o que eu fiz.

    Expliquei (em inglês) que tinha, de fato, alguns screenshots do anime (acho que era um só). Mas eles estavam lá para ilustrar, na medida do necessário, um artigo opinativo sobre o anime em questão. Demoraram uns cinco meses, mas eventualmente saí da lista negra e minha incrível e supimpa página de arquivo voltou para o Google (o que não levou ninguém até ela porque ninguém nunca fez uma pesquisa para cair nela, mas, e isso é importante, parou de aparecer o alerta de violação do DMCA na busca).

    Enfim, eu não desistiria dos posts nem mudaria uma vírgula neles. Qualquer que seja a sua escolha, boa sorte =)

    ResponderExcluir
  2. Tomei a liberdade de pesquisar e descobri a queixa da qual seu blog foi alvo: https://www.lumendatabase.org/notices/14410302

    No final da página tem um botão "Create DMCA Counter Notice". Foi por ali que eu briguei quando derrubaram uma página minha.

    ResponderExcluir
  3. Acho melhor você deixar quieto, pelo menos pra ver se não mandam mais nenhum e-mail sobre outras postagens. Um blog de mais de 6 anos foi excluido ano passado justamente por esses "direitos autorais", o trabalho de anos da dona foi pro lixo :/ Ela inclusive já tinha falado que já mandaram e-mail notificando sobre posts que supostamente violavam direitos autorais, ela editou todos e publicou novamente, mas aí depois de um bom tempo aconteceu a exclusao do blog sem nenhum aviso previo.
    Pelo amor de deus, deixa quieto e segue com a vida (e o blog). Mas qualquer coisa, você sempre pode fazer um backup.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POXA EU JÁ PUBLIQUEI ELES DE NOVO HUAHUAHUAHUA D:

      Ah cara, essa vida é assim mesmo... Tem gente que não faz nada de errado e tem o blog excluído, tem gente que faz coisa ilegal mesmo e o blog fica lá de boa... Não dá para saber quando vai dar a loca no blogger :(

      O jeito é ir fazendo backup e se der ruim, pelo menos tem o back up :/

      Excluir
  4. Com o meu blog, Animecote, ocorreu isso em quatro resenhas de animes em 2015 - fiquei bem "wtf", perdido e receoso quanto ao que fazer, mas depois de perceber que não teria nenhuma ajuda no fórum do Google - porque só me respondiam com textos copiados e colados que não auxiliavam em nada -, acabei usando um texto padrão para contestar o ocorrido por e-mail, e logo depois recebi uma resposta falando que iriam analisar o caso e, passados alguns dias, fui autorizado a republicar as resenhas sem alterar nada nelas. Realmente devem ter recebido uma denúncia em particular e não verificado o conteúdo, ou apenas foram atacando tudo relativo a certas obras.

    ResponderExcluir
  5. Cara não acredito nisso. Você nunca monetizou os posts e ainda atacam o blog.
    E quase que acabam com o post do meu atual anime preferido, Koe no Katachi.

    ResponderExcluir