30/01/2018

Resenha - Cardcaptor Sakura - Anime


Informações
Nome: Cardcaptor Sakura
Tipo: TV
Episódios: 70
Lançamento: 1998
Estúdio: Madhouse
Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Magia, Romance, Fantasia, Escolar, Shoujo
Duração: 25 min.
Classificação: Livre

Sinopse: Kinomoto Sakura é a tua tipica jovem de 10 anos, até ao dia em que acidentalmente liberta um conjunto de cartas mágicas chamadas Clow Cards. Agora o seu trabalho é reunir todas elas antes de essas causarem transtornos à cidade onde ela vive.


História

CardCaptor Sakura é um anime muito especial para mim, já que faz parte daquele pequeno grupo de animes em que eu era super fã muito antes de saber da existência do termo “Anime”. Aqui nós acompanhamos Kinomoto Sakura, uma jovem de 10 anos em busca das Clow Cards com a ajuda dos seus amigos.

Gostaria desde já de dizer que um dos grandes fortes de Sakura é a protagonista em si, ela é uma rapariga muito animada e esforçada. Vê-la a enfrentar os pequenos desafios que se vão pondo na sua frente é algo extremamente prazeroso e que muitas vezes nos deixam com um sorriso no rosto.

Outra coisa que também é um encanto de ver, são as suas interacções com os diversos personagens na obra, sejam eles regulares ou meros personagens que só apareçam em um ou dois episódios, aliás todos os personagens da obra são bastante carismáticos, especialmente Kero e Tomoyo que estão muitas vezes presentes na companhia de Sakura, sendo a última a minha personagem favorita e a principal razão do meu divertimento na obra.


No entanto o fascinante sobre CardCaptor Sakura acaba por ser a sua versatilidade, visto que aos olhos de uma criança, as aventuras de Sakura são mágicas, divertidas e extremamente engraçadas em alguns momentos. Enquanto nos olhos de alguém um pouco mais maduro a obra demonstra-se muito mais profunda.

Cenas como a obsessão de Tomoyo perante Sakura demonstram-se acções pouco saudáveis e até estranhas que revelam uma provável cruch pela nossa mahou shoujo. Outros momentos como o relacionamento do irmão de Sakura com o amigo e o ambiente familiar em que a protagonista vive são outros bons exemplos.

My cute little stalker. 

E isso para mim é algo incrível pois permite divertimento tanto pros graúdos como para os miúdos. Ver Sakura anos depois com uma maior maturidade foi quase como ver uma obra completamente diferente, mas no entanto contendo todos os ingredientes que me fizeram amar a obra quando criança.

Vale salientar que a obra sofreu uma extensão em comparação ao material original, então alguns episódios podem ter uma sensação de filler. Pessoalmente não vi problemas com o ritmo da obra, mas para quem gosta de ver uma trama mais movimentada é capaz de ser um incómodo.


Arte

Sakura é animado pela MadHouse um dos meus estúdios favoritos e é incrível como até a data a animação tem vindo a envelhecer lindamente. O anime tem uma animação linda, os cenários são incríveis, quase como pinturas e mesmo os momentos de batalha não desiludem nem um pouco.

No entanto o que mais gostei a nível de animação foi sem dúvida a expressividade dos personagens, em especial o de Sakura, a maneira como eles contorciam o rosto da mesma para enquadrar com as suas emoções era algo extremamente interessante e engraçado de se ver, especialmente porque raramente dava aquela sensação de deformação do rosto.


Músicas

A primeira opening é muito boa, a música simplesmente fica no ouvido.

Aberturas:
1º "Catch You Catch Me" - Gumi
2º "Tobira wo Akete" - ANZA
3º "Platinum" - Maaya Sakamoto

Encerramentos:
1º "Groovy!" - Koumi Hirose
2º "Honey" - Chihiro
3º"Fruits Candy" - Megumi Kojima
4º "Platinum" - Maaya Sakamoto


Vale a pena ver?

Sim, CardCptor Sakura é um clássico e acredito que deva estar no reportório de todos, especialmente se são fãs de Mahou Shoujo. No entanto vale salientar que se não gostam do género a probabilidade deste mudar as vossas mentes é baixa.

2 comentários:

  1. Eu tenho um carinho imenso por sakura e até hoje é um dos meus animes favoritos!foi meu primeiro anime da vida!as músicas nunca saem da minha playlist,a trilha sonora desse anime é simplesmente amazing.e adoro todos os personagens!Tomoyo também é a minha favorita!Ficou ótima a resenha e me deu uma sensação boa de nostalgia!<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenhas gostado ^^. Ao principio estava um bocado reseosa de n conseguir transmitir muito bem a mágia que esta obra tem, mas saber que a resenha te deixou com uma boa sensação de nostalgia deixa-me muitissimo contente. Sem falar que é sempre bom conhecer outra amante da Tomoyo. xD

      Excluir